O objetivo do projeto Parto dos Dados é tornar as intervenções no parto mais visíveis.Procuramos analisar os dados para além da dicotomia parto normal x cesariana, considerando outras variáveis disponíveis no nosso sistema de informação. Uma dessas abordagens considera a idade gestacional dos bebês.
Normalmente, bebê sinaliza quando ele está pronto: quando a mulher entra em trabalho de parto
No Brasil, é muito comum ouvirmos que a partir das 37 semanas de gestação os bebês já estão prontos para nascer. Porém, essa não é uma verdade absoluta, os estudos com grandes bases de dados mostram que nascer antes de 39 semanas completas de gestação aumenta as chances complicações respiratórias e metabólicas, admissão em UTI, baixo peso ao nascer, dificuldades de amamentação e outros efeitos de longo prazo.
Os bebês que nascem a partir de 39 semanas de gestação são chamados de “termo pleno”, e aqueles com entre 37 e 39 semanas são chamados de “termos precoce”.
Estes recém-nascidos de termo precoce têm resultados de saúde mais parecidos com os dos prematuros, e por isso a nossa preocupação em analisar as induções e cesarianas agendadas: muitas acontecem no período de termo precoce
Esperamos que nossos resultados possam auxiliar na implementação de
estratégias para tornar a gestação e o nascimento mais seguros e
com experiências mais positivas para todas as pessoas.
Quer saber mais? Conheça a nossa Calculadora de idade gestacional