Por que o cálculo da estimativa de quando nascerá o bebê é tão importante?

É mais comum que a idade gestacional seja medida em semanas, mas os conhecimentos mais atuais mostram que uma precisão maior no cálculo da idade gestacional em dias pode ajudar na precisão da data prevista para o bebê nascer.

Internacionalmente se considera que a duração média da gravidez para os partos espontâneos seja de 40 semanas ou 280, 282, 283 dias, contando a partir do primeiro dia da última menstruação (DUM).

A antecipação do nascimento sem um problema clínico evidente pode acarretar riscos para a mãe ou bebê, quanto mais cedo o bebê nascer maiores serão os riscos a curto e a longo prazo. No Brasil a média de dias ou semanas de gestação tem diminuído, a idade gestacional tem sido reduzida em função de intervenções no nascimento como as cesáreas agendadas ou indução do parto.

Você sabe como é feita a estimativa de quando nascerá o bebê?

Normalmente o cálculo da idade gestacional é feito a partir da data do primeiro dia da data da última menstruação –utilizada na média (sigla DUM) – não é fácil a mulher saber com certeza o dia que engravidou e é mais comum lembrar a data da última menstruação, porém há uma forma mais precisa.

Qual é a forma mais precisa de calcular a idade gestacional?

A forma mais precisa para calcular a idade gestacional em dias é o ultrassom entre 9 e 12 semanas. Neste ultrassom é possível ver o bebê por inteiro, avaliar em qual fase do seu desenvolvimento ele está, existe parâmetros de referência para estimar a idade gestacional nesta fase de desenvolvimento. A 9ª semana de gestação ou a 11ª a partir da última menstruação é o momento que ele/ela passara a ser chamado de feto, no início desta semana ele terá 44mm e no final 60mm, a sua cabeça terá a metade do seu tamanho e a placenta começará a bombear fazendo a ligação do bebê com o útero. Esta é uma fase universal entre todos os bebês.

Por que o ultrassom do final da gestação é impreciso para definir a idade gestacional?

No ultrassom das últimas semanas de gestação é muito impreciso

No ultrassom do final de gestação não é possível ver o bebê como um todo, pois ele já está muito apertado dentro do espaço do útero. Há também as diferenças entre os tamanhos dos pais, não podemos comparar o tamanho dos bebês entre si nesta. Para poder fazer uma média de tamanho da população: se os pais são mais altos este bebê pode ser maior e se os pais forem menores o bebê pode ser menor. Por isso não é possível estimar a idade gestacional a partir do tamanho do bebê. Nesse caso é muito comum o ultrassom errar , estimando que o bebê terá mais semanas de gestação, o que leva a antecipar o momento do parto, elevando os riscos de complicações a curto e a longo prazo. Tudo que não queremos é expor os nossos filhos a riscos, não é mesmo?

Uma história real de erro da idade gestacional…

Pode acontecer também do ultrassom errar na estimativa de peso do bebê, se é realizado nas últimas semanas de gestação. Por exemplo, um bebê que estaria com cerca de 4kg e por isso foi agendada cesárea estimando um bebê muito grande, e na verdade o bebê estar com peso muito menor ao nascimento, com 2,9kg. Este fato realmente já ocorreu, o que fez que mulher perguntasse no dia seguinte durante a visita do médico: “onde está o resto do meu bebê?”

Mas se não tiver feito nenhum ultrassom entre a 9ª e a 12ª semanas de gestação, leve para o hospital o ultrassom disponível. A equipe de saúde avaliará como a idade gestacional poderá ser mais bem definida.

Que outros métodos podem determinar a idade gestacional?

O exame físico da gestante ou do bebê, logo após o nascimento, também podem ser usados, somente no caso desconhecimento da DUM ou inexistência de ultrassom.

Por que é importante buscar a precisão da idade gestacional, mesmo que o bebê não seja prematuro?

Os partos prematuros são aqueles que ocorrem antes da 37ª semana. Portanto, entre a 37ª e a 42ª semana de gestação, o bebê é considerado que nasceu no tempo correto, ou “a termo”.

Entre um bebê que foi retirado do útero com 37 semanas comparado a um que nasceu com 42 semanas pode haver 35 dias de diferença. Logicamente, o bebê com mais dias de gestação está mais pronto e tem mais maturidade para enfrentar o mundo. Os estudos mais recentes demonstram resultados bastante heterogêneos sobre a mortalidade neonatal, internação e UTI neonatal com consequências piores para o bebê e/ou para mãe com menos dias de gestação.

Por que o cálculo da idade gestacional em semanas pode ser mais preciso se for feito em dias?

Antigamente a gestação era medida em meses, o que é bastante impreciso pois a quantidade de dias em um mês pode variar entre 28/29 (fevereiro), 30 ou 31. Já as semanas, todas têm 7 dias, porém um nascimento previsto em determinada semana pode ter até 6 dias a menos, com prejuízos para o bebê.

Lembre-se que o ultrassom feito entre a 9ª e 12ª semanas de gestação é o mais importante de todos para estimar a idade gestacional, leve-o com você e apresente nas últimas consultas do pré-natal, quando for realizar os últimos ultrassons e no hospital no dia do parto.

Lembre-se que o ultrassom feito entre a 9ª e 12ª semanas de gestação é o mais importante de todos para estimar a idade gestacional, leve-o com você e apresente nas últimas consultas do pré-natal, quando for realizar os últimos ultrassons e no hospital no dia do parto.

Um comentário sobre “Por que o cálculo da estimativa de quando nascerá o bebê é tão importante?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *