Dias Potenciais de Gestação Perdidos

Dias de Gravidez Potencialmente Perdidos (DPGP) é uma lente de aumento para a idade gestacional

Nossa ideia era aumentar a granularidade dos dados da idade gestacional (IG) para os dias de gravidez e desenvolver uma medida inovadora de IG, chamada de “dias potenciais de gravidez perdidos” (DPGP = IG – 280 dias), como variável dependente e independente, explorar sua associação com atributos maternos e infantis, morbidade e mortalidade. Dado o recente aumento na mortalidade infantil e materna, trabalhamos com parceiros locais para otimizar a tradução do conhecimento da pesquisa e desenvolver alternativas de visualização para ambientes específicos.

 

Em parceria com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de São Paulo (MSP) foram analisados ​​dados de 1.525.759 nascidos vivos do município (2012-2019), sendo 504.302 com IG em dias, e em nível nacional, 8.854.727 nascidos vivos, 3.329.339 com IG em dias. 

Ambos os conjuntos de dados foram vinculados ao SIM (sistema de informação sobre mortalidade) e, em nível municipal, também ao sistema de internação hospitalar (SIH). Os registros sem informação da IG em dias foram analisados ​​nas semanas de gestação e, alternativamente, foram desenvolvidos modelos de imputação de dados faltantes para a base municipal.