O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, Sistema de Informações Hospitalares (SIH) e outros sistemas têm seus dados disponibilizados no Tabnet, uma plataforma em que podem ser acessadas e seus dados cruzados. O departamento do Ministério da Saúde que disponibiliza essas informações é o DATASUS. Veja mais informações sobre os sistemas de informação do Sistema Único de Saúde
Essas bases de dados são mais conhecidas entre pesquisadores, acadêmicos e cientistas, pois a navegação não é intuitiva, mas com algumas dicas é possível conhecer um mundo de informações sobre estes aspectos da saúde dos brasileiros.
Nós, do site “Parto do Dados”, temos o objetivo de disponibilizar e facilitar a compreensão dos dados sobre “intervenções no parto, seus desfechos e sobre os dias potenciais de gravidez perdidos” além de divulgarmos o acesso aos dados do Ministério da Saúde e sua navegação.
Conhecendo a realidade dos nascimentos no Brasil podemos fazer recomendações sobre políticas públicas para que a saúde dos bebês e suas mães possa melhorar, auxiliar os gestores e profissionais de saúde, jornalistas, ativistas e fortalecer qualquer pessoa a tomar decisões baseadas em dados. A partir do estudo das informações também podem ser sugeridas mudanças na coleta e processamento dos dados.
Parto dos Dados é um projeto da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, que tem o apoio da Fundação Bill e Melinda Gates e do CNPq.
Nós te convidamos a partir conosco para um mergulho na ciência de dados em saúde e para que possamos juntos ajudar a sensibilizar a nossa sociedade por uma assistência ao parto e nascimento que reduzam riscos e melhorem os desfechos do nascimento.