O Brasil é um país que tem um sistema de informação sobre nascidos vivos que possuem dados sobre gestação, parto e nascimento que pode ser analisado a partir de inúmeras variáveis. Muitas vezes, estes dados não são acessíveis e de difícil interpretação. O projeto “Tornando as intervenções ….” da Faculdade de Saúde Pública da USP, com apoio do grupo de pesquisa Gemas, CNPQ e Fundação Bill e Melinda Gates, desenvolveu o DASHBOARD “PARTO DOS DADOS”, com um ambiente de fácil visualização e rápida navegação para você encontrar as principais variáveis sobre parto e nascimento no município de São Paulo.
Para ter uma Visão geral dos nascidos vivos, no município de São Paulo, você encontrará, na primeira aba, um painel geral dos nascidos vivos, no município de São Paulo, segundo as seguintes variáveis: Nº de nascidos vivos no município de São Paulo; Nº de nascidos vivos por idade gestacional em semanas; Nº de nascidos vivos por idade gestacional em dias; Proporção de nascidos vivos por tipo de parto; Proporção de nascidos vivos Tipo de financiamento do parto; Nº de nascidos vivos por idade gestacional em semanas e peso ao nascer; Nº de nascidos vivos por faixa etária da mãe e categorias ampliadas de parto; Nº de nascidos vivos por raça/cor da mãe e categorias ampliadas de parto; Nº de nascidos vivos por escolaridade da mãe e categorias ampliadas de parto; Nº de nascidos vivos por estado civil da mãe e categorias ampliadas de parto.
Quer ter uma visão geral dos nascidos vivos no município de São Paulo, visualizar e navegar por outras variáveis?
Na segunda aba do Dashboard do Parto dos Dados pode-se analisar as séries temporais por: Proporção de nascidos vivos por tipo de parto; Proporção de nascidos vivos por categorias ampliadas de parto; Proporção de nascidos vivos por faixas de idade gestacional em semanas; Proporção de nascidos vivos por tipo de financiamento; Proporção de nascidos vivos por escolaridade da mãe; Proporção de nascidos vivos por estado civil da mãe; Proporção de nascidos vivos por raça/cor da mãe.
As séries temporais mostram as variáveis através do tempo. Quer saber mais?
A terceira aba do Dashboard do Parto dos Dados oferece uma análise comparativa da proporção de nascidos vivos, por tipo de financiamento do parto, entre o sistema público e privado. Esta comparação pode ser analisada por: Tipo de parto; Categorias ampliadas de parto; Idade da mãe; Escolaridade da mãe; Estado civil da mãe; Peso ao nascer.
Parto dos dados financiamento
Ficou com curiosidade de saber qual o perfil das variáveis por tipo de financiamento?
Como serão os resultados se compararmos a proporção de nascidos vivos, pela variável raça cor? Na quarta aba podemos analisar a raça cor por: Tipo de parto; Categorias ampliadas de parto; Tipo de financiamento do parto; Faixa etária da mãe; Escolaridade da mãe; Estado civil da mãe; Peso ao nascer.
Você poderá navegar vários aspectos por esta variável
A quinta aba do Dashboard do Parto dos Dados você poderá fazer um comparativo por tipo de parto e pelas categorias ampliadas de parto: Tipos de parto por tipo de financiamento; Categoria de parto ampliado por tipo financiamento; Idade gestacional em dias por parto vaginaI; Idade gestacional em semanas por parto vaginaI; Idade gestacional em dias por cesárea; Idade gestacional em semanas por cesárea; Peso do RN por categorias de parto ampliado.
Observando e interpretando os dados podemos ver várias realidades, quer saber mais?
Na última página trouxemos um panorama do mapa das subprefeituras de São Paulo, com os dados dos tipos de parto por hospitais no município de São Paulo onde se poderá encontrar: Proporção de partos por categorias ampliadas de parto; Proporção de partos por parto vaginaI; Proporção de partos por cesárea; Proporção de IG pré-termo; Proporção de IG termo; Proporção de partos com indução
Neste mapa estão os resultados de mais de 40 hospitais públicos e privados