Equipe de pesquisadores

Carmen Simone
Grilo Diniz
Médica
Professora
titular do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade na
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
Professora titular na Faculdade de Saúde Pública da USP. Graduação em Medicina pela UFRN. Residência, Mestrado e doutorado em Medicina Preventiva (FM-USP). Trabalhou no Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde e na Prefeitura de São Paulo. Pós-doutorado em Saúde Materno-infantil pelo Cemicamp. Visiting reader no King’s College London, Women’s Health Division. Tem experiência em Medicina Preventiva, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, Violência de Gênero, Gênero e Saúde Materna, Saúde Materno-infantil, Saúde Pública baseada em evidências, e Ciência de Dados. Coordena o GEMAS (Gênero e Evidências em Maternidade e Saúde/CNPq).

Eliana de
Aquino Bonilha
Nutricionista
Docente de epidemiologia do Centro Universitário São Camilo /Pesquisadora do grupo de pesquisa CNPQ, Gênero e Evidências em Maternidade e Saúde - FSP/SPDd
Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Mestrado em Ciências da Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo. Nutricionista na Prefeitura do Município de São Paulo de 1983 a 2021, atuou por 19 anos na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, na Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo)/ Gerente do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos. Atualmente é professora no Centro Universitário São Camilo e pesquisadora no GEMAS (Grupo de Pesquisa em Gênero, Maternidade e Saúde).

Denise Yoshie Niy
Pesquisadora
Faculdade de Saúde Pública USP
Editora de formação, tornou-se mestre e doutora em Ciências para qualificar seu ativismo pela melhoria da qualidade da atenção ao pré-natal, aborto, parto e nascimento. Como pós-doutoranda da Faculdade de Saúde Pública da USP, aplica a teoria da atividade histórico-cultural na análise de dados e no desenvolvimento de estratégias para o engajamento público e comunitário no ciclo da pesquisa.

Célia M. Castex Aly
Psicóloga e Epidemiologista
Grupo de pesquisa CNPQ, Gênero e Evidências em Maternidade e Saúde - FSP/SP
Graduação em Psicologia, Mestre em Psicologia Social e Especialização em Epidemiologia. Trabalhadora do SUS na gestão municipal e federal por mais de 30 anos. Experiência no gerenciamento de dados e divulgação de informações do SINAN, SIM, SINASC e da área de saúde do trabalhador do âmbito público e privado. E no monitoramento e avaliação do SUS.

Beatriz
Fioretti-Foschi
pesquisadora/
Comunicadora
Grupo de pesquisa CNPQ - Gênero e Evidências em Maternidade e Saúde - FSP/USP
Publicitária de formação, mestre em Medicina Interna e Terapêutica (UNIFESP) e doutora em Ciências (FSP-SP) se especializou na comunicação entre a ciência e a sociedade civil para promoção da literacia e escolhas informadas. Autora da Caderneta da Gestante do SUS, Documentários Nascer no Brasil e nas Prisões e do livro de Educação Menstrual “Os Segredos de Alice”. Site Bia Fioretti

Fernanda
Ferreira Corrêa
Nutricionista
Centro Universitário São Camilo/
Pós-doutorado FSP/USP
Nutricionista com especialização, mestrado e doutorado em Ciências Aplicadas à Pediatria pela UNIFESP e atualmente pós doutoranda da FSP/USP. Docente do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo e do Mestrado Profissional em Nutrição – do Nascimento à Adolescência, com
mais de 15 anos de atendimento clínico.

Jessica Reis Queiroz
CoNsultora em
Gestão de Negócios
Autônoma
Bacharel em obstetrícia, mestre e doutora pela Universidade de São Paulo, passou a oferecer suporte para equipes de gestão de projetos de pesquisa, especializando-se em planejamento financeiro e estratégico. Possui MBA de gestão de negócios e conclui em 2023 o MBA de Bussiness Inteligence. Oferece consultoria para empreendedoras e autônomas.

Ligia
Giudici
ProdUtora cultural
e de Eventos
Autônoma
Formada em Artes Visuais, atua como assistente administrativo no projeto Parto dos Dados e produtora cultural e de eventos. Apaixonada por botânica e após ter concluído seu êxodo urbano passou a estudar agrofloresta, permacultura, plantas medicinais e ervas aromática

Renata
Wassermann
Professora Associada de Ciência da Computação
IME-USP e C4AI
Bacharel (1991) e Mestre (1995) pelo IME-USP, Doutora em Computação (2000) pela Universidade de Amsterdã. Sua área de pesquisa é a Inteligência Artificial, com ênfase em Lógica e Representação de Conhecimento. Atua no LIAMF (Laboratório de Lógica, Inteligência Artificial e Métodos Formais no Lawgorithm e no C4AI.

Izabela Paulino Fonseca
cientista de dados
Mestranda do LIAMF - IME SP
Formada em engenharia elétrica pela UFES, hoje trabalho como cientista de dados e faço mestrado no IME USP. Sempre tentando estar envolvida em organizações que proporcionem melhorar a vida de mulheres, hoje participo de um projeto de pesquisa com o grupo da faculdade de saude pública da USP, objetivando a obtenção de um mapeamento semântico de conceitos e métricas necessários para o maior entendimento dos serviços oferecidos à gestantes e recém nascidos.

Tarcisio Cantos de Melo
Administrador
Mestrado na Faculdade de Saúde Pública USP
Administrador de empresas com especialização em economia e MBA em gestão de projetos. Vinte anos de experiência na área da saúde desenvolvendo negócios e projetos com base em dados secundários.

Wesley Pereira
da Silva
Analista de TI
Instituto Federal do Espírito Santo
Doutorando em Informática (PPGI/Ufes). Mestre em Engenharia de Produção (PPGEP/UTFPR). Especialista em Engenharia de Produção (FAESA) e Graduado em TADS pelo (Ifes). Analista de TI do Ifes. Experiência nas áreas de análise estatística, inteligência artificial, machine learning, big data, sistemas de informação, bpmn e docência – presencial e à distância.

Sonia Lanski
Médica
Secretaria Municipal de Saúde: Programa de Pós-graduação de Promoção da Saúde e Prevenção de Violência da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
Médica pediatra e epidemiologista – mestra e doutora em Saúde Pública/Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais com pós-doutorado pela ENSP/Fiocruz. Referência Técnica do Sistema de Informação sobre Mortalidade – Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte; docente do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG; Coordenadora do Projeto Sentidos do Nascer

Daphne Ratner
Médica, professora universitáriaa U
Universidade de Brasília
Médica Epidemiologista com doutorado pela Universidade da Carolina do Norte, EUA, com experiência nos diferentes níveis de gestão do SUS, pesquisadora em Saúde da Mulher. Atualmente responde pela presidência da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento (ReHuNa) e integra a diretoria da International MotherBaby Childbirth Organization (IMBCO).

André Filipe
M. Batista
Professor universitário
Insper
Doutor em Engenharia da Computação. Mestre e Bacharel em Ciência da Computação

Alejandra
Roman Lay
Fisioterapeuta
Universidade de Tarapacá - Arica - Chile
Fisioterapeuta, mestrado e doutorado em Saúde Pública (FSP-USP). Docente do Programa de pós-graduação de mestrado em saúde publica da Universidade de Tarapacá, Chile. Experiência nas áreas de análise estatística, área saúde sexual e reprodutiva e saúde materno-infantil.

Marcel
Queiroz
Obstetriz e Epidemiologista
Universidade Nove de Julho
Graduado em Obstetrícia, mestre e doutor pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Marido de Jéssica e pai da Elisa (6 anos). Atualmente professor e líder da área de Saúde Coletiva no curso de Medicina da Universidade Nove de Julho, campus SBC.

Maria Elizangela R.
Junqueira
Bióloga e epidemiologista
Professora Assistente do Departamento de Ciências da Vida, área da Saúde Coletiva da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela UEFS (2001). Doutorado em Saúde Pública, área de Epidemiologia pela USP (2019). Atualmente é professora de Epidemiologia e Saúde Coletiva da UNEB. Referência Técnica do SINASC e SIM na Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. Possui experiência nos seguintes temas: Saúde materno infantil; Saúde da criança e adolescente; Epidemiologia do câncer; Sistemas de Informação em Saúde; Educação em Saúde; Implementação de ciências e Plantas Medicinais.

Yluska
Mendes
Enfermeira
Ministério da Saúde
Enfermeira, mestre e doutoranda em Saúde Coletiva. Especialista nas áreas de Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências; Linhas de Cuidado em Enfermagem; Enfermagem Obstétrica; Educação Profissional na Área da Saúde e Saúde da Família. Atualmente compõe a equipe técnica de Sistemas Vitais da Coordenação-Geral de Informações e Análises Epidemiológicas do Ministério da Saúde.

Antony Stevens
Pesquisador
Entre 1964 e 1972 concluí três diplomas na Universidade de Londres – i) BSc Anthropology, ii) MSc Computer Science e iii) MPHil Anthropology. Nas últimas duas décadas tenho participado em trabalhos da CGIAE/SVS do Ministério da Saúde,hoje como colaborador da OPAS. Concluí um doutorado em Epidemiologia na UFRGS em 2012. Tenho interesse ativo em inferência causal e já fiz um ensaio que tenta identificar fatos no parto que causam óbitos infantis.

Larissa Paiva Santos
Bacharel em Saúde Pública
Universidade de Saúde Pública
Formanda de Saúde Pública, atua na produção de mídias sociais no projeto Parto dos Dados e escrita de artigo com análise de dados.

Nathalia Romito
Di Sessa
Sanitarista
Bolsista CNPQ pela Faculdade de Saúde Pública
Formada em Artes Visuais, atua como assistente administrativo no projeto Parto dos Dados e produtora cultural e de eventos. Apaixonada por botânica e após ter concluído seu êxodo urbano passou a estudar agrofloresta, permacultura, plantas medicinais e ervas aromáticas.